segunda-feira, 3 de junho de 2013

Imobilizador Eletrônico, Entenda como funciona.

SISTEMAS DE IMOBILIZADORES DE 1ª GERAÇÃO.


O sistema é composto basicamente por:
  • Chaves eletrônicas com código secreto (transponder);
  • Módulo do imobilizador;
  • Antena;
  • Unidade de gerenciamento eletrônico do motor com linha de comunicação com módulo do imobilizador.
Chave com transponder
As chaves dos veículos com imobilizador de partida possuem duas identidades.
  • código mecânico (dentes da chave);
  • código eletrônico (gravado eletronicamente no transponder).
A nova chave deve possuir esses dois códigos.
Clonagem
A clonagem do transponder das chaves é normalmente realizada por chaveiros. Para realizarem esse procedimento, utilizam um equipamento específico. O equipamento possui um coletor onde deve inicialmente ser inserida a chave que será clonada e depois a chave que receberá as características do transponder da matriz (ver figura abaixo). Embora facilite o procedimento de realização de cópias do código eletrônico das chaves, a clonagem não pode ser realizada em todos os modelos de chaves existentes. Algumas chaves possuem transponder criptografados. Essas não são clonáveis.

Cartões com Informacões dos Códigos para Reprogramação, vem com Veículos Zero Km.
IMOBILIZADOR VW:
Falhas
Quando há falha no sistema imobilizador de partida, o led do sistema (figura 1) fica piscando continuamente (com a chave de ignição ligada) e o motor pega, mas morre em seguida. Na linha Volkswagen as causas mais comuns de falha no imobilizador de partida são:
1- Sistema imobilizador bloqueado:
2 - Falha na alimentação do módulo imobilizador e na comunicação UCE/imobilizador;
3 - Necessidade de recodificação das chaves
Um dos problemas mais comuns é o bloqueio do sistema imobilizador. O sistema fica bloqueado nas seguintes situações:
  • Quando se tenta dar partida com outra chave (com ou sem transponder) que não pertence ao conjunto de chaves do veículo.
  • Quando durante a adaptação (codificação) das chaves (que é feita com um scanner) são cometidos pelo menos 2 erros na digitação da senha de acesso ao sistema. Além disso, na prática observa-se que, em alguns casos, o sistema fica bloqueado sem causa aparente. Para desbloquear o sistema deve-se fazer o seguinte:

    Ligar a ignição (sem dar partida) e aguardar por pelo menos 35 minutos;
    Após esse período desligar a ignição e aguardar pelo menos 20 segundos. Feito isso, o sistema ficará desbloqueado e o veículo voltará a pegar normalmente.Caso o led do sistema continue piscando verifique as considerações dos itens 2 e 3.
Às vezes, o problema só é resolvido se forem recodificadas as chaves. Para a realização da recodificação é necessário

1. A utilização de um equipamento scanner compatível com o sistema imobilizador Volkswagen

2. A senha de 4 dígitos. Essa senha normalmente encontra-se junto a chave reserva do veículo (figura-2)
Caso o proprietário não possua a senha de acesso ao sistema, podemos obtê-la da seguinte forma:

1. Com o scanner, selecione a função “identificação” (identificar módulo imobilizador). O scanner fará a leitura do código de 14 dígitos que identifica o módulo imobilizador do veículo. Fornecendo esse código a uma concessionária Volkswagen é possível obter (comprar) a senha de acesso ao sistema imobilizador.

2. Outra opção é trocar o módulo do imobilizador com a senha desconhecida por um com senha conhecida. Nesse caso, será necessário recodificar (adaptar) as chaves e a UCE do veículo.
IMOBILIZADOR GM:
Na GM os principais componentes do sistema são:
Central Immobilizer
Localizado sob a capa de proteção inferior da coluna de direção
  • Chave com transponder - possui o código mecânico (dentes) e o código eletrônico para a permissão de partida no veículo.
  • Módulo do imobilizador e antena integrados - durante o procedimento de partida, lê o código do transponder da chave e o envia a Central da Injeção - UCE. Com o veículo em funcionamento serve como condutor do sinal do sensor de velocidade do veículo para a UCE. (Figuras Abaixo)
  • Cartão Info Card - Possui o código de reprodução mecânica das chaves, o código de acesso* à memória do módulo imobilizador, além dos códigos do rádio e do sistema de alarme. É entregue ao proprietário do veículo juntamente com uma chave codificada reserva.
  • Com esse código de acesso é possível apagar o código das chaves e/ou recodificá-las. É indispensável em caso de perda ou extravio da chave.
  • UCE - Analisa o código informado pelo módulo imobilizador. Quando o código não está correto ou não é lido de maneira satisfatória, bloqueia o funcionamento do motor "cortando" os sistemas de ignição e injeção.
Com o lançamento do novo Astra a GM introduziu ao mercado os imobilizadores de segunda geração. A principal inovação foi a adição de um código secreto aleatório ao transponder da chave. Isto dificulta a possibilidade de cópia do mesmo, aumentando a confiabilidade do sistema. No novo Omega também foram introduzidas mudanças. Nesse veículo as chaves só aceitam uma única programação, não sendo mais possível reprogramá-las.
Na General Motors são equipados com sistemas imobilizadores de partida os seguintes veículos:
  • Corsa (opcional) e Omega, ambos somente após 1996;
  • Vectra B, Astra SW, Tigra e Novo Astra.

Só Antena
Modulo Imobilizador/antena Conjugados
Dica 1, Como detectar rapidamente se o defeito está no imobilizador de partida.

1. Quando o defeito está no sistema imobilizador, o veículo não entra em funcionamento (o mais comum é o motor "pegar" e "morrer" em seguida). Portanto se o motor entrar em funcionamento, o sistema imobilizador pode ser considerado OK.

2. Quando a UCE não recebe o código correto da chave a lâmpada do sistema de injeção passa a piscar rapidamente (aproximadamente 2 vezes por segundo), enquanto a chave de ignição estiver ligada.

3. Quando o imobilizador não está funcionando corretamente, a UCE evita que o motor entre em funcionamento desabilitando (aproximadamente 2 segundos após ter sido ligada à ignição) o acionamento das válvulas injetoras, bomba elétrica de combustível e o controle do primário da bobina de ignição. Por isso, é verificado que esses componentes começam a funcionar e logo em seguida são desativados (o motor pega, mas morre em seguida).
Obs: O defeito mais comum no sistema imobilizador da GM é a perda do transponder da chave. Normalmente ocorre quando o motorista a deixa cair. Para minimizar esse problema o transponder passou a vir colado.
Dica 2, Como proceder em caso de perda ou extravio da chave.
Leve o veículo ao Mecânico ou chaveiro juntamente com o cartão Info Card. Nele é encontrado o código da chave* (utilizado para cópias mecânicas das mesmas) e o código do imobilizador. Com esse código é possível programar as chaves novas e reprogramar as antigas. É importante ressaltar que antes da programação das chaves, deverão ser apagados os códigos já gravados na memória do módulo imobilizador. Com isso, evita-se um possível furto do veículo, com a utilização de uma chave extraviada.


IMOBILIZADOR FIAT:
  • Imobilizador/antena integrados (sob a capa de proteção inferior da coluna de direção "vestindo" o cilindro de ignição)
  • Comutador de Ignição com Antena (sob a capa de proteção inferior da coluna de direção)
  • UCE (sob o porta-luvas ou no compartimento do motor na parede do vão corta-fogo)
Principio básico de funcionamento do sistema FIAT CODE
Quando a chave de ignição é rotacionada para a posição MAR (marcha) a unidade de comando - UCE e a central CODE são alimentadas com tensão de bateria (1). A UCE então "pergunta" à central CODE (2): "Qual é o código secreto para permissão da partida no motor?”.
A central CODE, para responder a pergunta, energiza a antena enviando um sinal eletromagnético que lê o código secreto existente no transponder da chave (3).
Com um código em "mente", a central CODE analisa se ele está correto ou não. Se o código estiver correto, a central CODE apaga a lâmpada de manutenção CODE (4) (0,7 segundo após a chave de ignição ter sido ligada) e informa a UCE que a partida pode ser dada (5). Se o código estiver errado ou se a central CODE não conseguir fazer sua leitura, a lâmpada de manutenção CODE é mantida acesa permanentemente (6) e a UCE entrará no modo de controle do motor proibido (7).
Nesse caso a UCE "corta" o controle dos sistemas de ignição e injeção de combustível. Dessa forma, o motor não pode entrar em funcionamento.
Atenção:
Toda UCE da linha FIAT (família Pálio, Siena, Marea e Coupé) possui o sistema FIAT CODE incorporado ao seu circuito eletrônico. Porém, quando a UCE é nova ou pertence a um veículo que não possui o sistema FIAT CODE como opcional, esta função se mantém inativa (virgem).
A função do sistema CODE só entrará em atividade se a UCE for conectada e alimentada por um veículo que possua o sistema instalado (central CODE, antena, chave com transponder codificado).
Por isso, em caso de falhas no funcionamento de um motor em que se suspeite de defeito na UCE, nunca substitua a UCE deste veículo (se ele possuir sistema CODE instalado) por uma UCE virgem (para teste). Quando a UCE virgem for alimentada, ela irá "casar” com o sistema CODE do veículo em teste.
Se for verificado que o problema do motor não é a UCE (porque a falha persiste), agora serão duas UCE's codificadas (com o mesmo master CODE) para o mesmo veículo.Dica 1 Como evitar codificações indesejadas de UCEs virgens.
Como já foi comentado anteriormente, o simples fato de instalar e alimentar uma UCE virgem* em um veículo que já possui o sistema CODE; é suficiente para "casá-la", com o sistema deste veículo.
Portanto, em situações em que se necessita trocar UCE's para verificar se estão funcionando bem, proceda da seguinte forma:
  • Desconecte os conectores de 8 e 3 terminais da central CODE;
  • Conectar a UCE (que será utilizada para teste) ao sistema do veículo;
  • Dar partida ao motor. Se a falha sumir, o defeito é na UCE.
  • Caso deseje codificar esta UCE para o veículo, desligue o motor e reconecte os conectores da central CODE;
  • Ligue a ignição e a UCE já estará codificada para o veículo testado.
  • UCE virgem: é a unidade de comando eletrônico da injeção, nova ou que pertence a um veículo que não possui sistema FIAT CODE.
  • Quando a UCE é codificada com o código (master code) das chaves do veículo não é possível descodificá-la ou recodificá-la para outro veículo.
São equipados com sistema Fiat code 1 (opcional), a maioria dos veículos da Fiat (famílias Palio, Marea, Brava, etc.) exceto os veículos equipados com sistema Ve.N.I.C.E.. Os veículos com Ve.N.I.C.E. utilizam Fiat code 2. Quando o sistema ainda é virgem, devem ser programadas, no mínimo, 3 chaves (1 chave mestra - vermelha + 2 chaves principais – azuis).



IMOBILIZADOR FORD:
O sistema PATS é um sistema imobilizador de partida. Seu princípio básico de funcionamento é similar ao dos demais sistemas imobilizadores. Nos veículos equipados com PATS a partida só é permitida se o código secreto existente no transponder da chave for reconhecido pela UCE (central que controla o sistema de injeção eletrônica). Se o código eletrônico não for reconhecido ou se sua leitura não for efetuada com sucesso, a UCE não permitirá o funcionamento do motor "cortando" o controle dos sistemas de injeção, ignição e partida.
Codificação das chaves Ford (Ford PATS I) através da chave mestra.
São equipados com sistema Ford Pats I (opcional) os seguintes veículos: Ford Ka, Fiesta, e Courier (com motores Endura e Zetec 16V) e Escort Zetec 16V.
No Pats I, a programação das chaves é feita diretamente no veículo via chave mestra (sem scanner). Quando o sistema ainda é virgem, devem ser programadas, no mínimo, 3 chaves (1 chave mestra - vermelha + 2 chaves comuns - pretas).
O procedimento de programação das chaves para o sistema virgem está descrito a seguir.
  1. Com a chave mestra (vermelha), ligar a ignição, sem dar partida;
  2. O Pats LED (figura 2) irá acender por aproximadamente 3 segundos e depois se apagará;
  3. Assim que o Pats LED apagar, desligar a ignição e retirar a chave mestra;
  4. Dentro de 10 segundos, inserir a primeira chave comum (preta) e ligar a ignição, sem dar partida;
  5. O Pats LED irá acender por aproximadamente 3 segundos e depois se apagará;
  6. Assim que o Pats LED apagar, desligar a ignição e retirar a chave;
  7. Dentro de 10 segundos, inserir a Segunda chave comum (preta) e ligar a ignição, sem dar partida;
  8. O Pats LED irá acender por aproximadamente 3 segundos e depois se apagará;
  9. Assim que o Pats LED apagar, desligar a ignição e retirar a chave;
  10. Fazendo isso, as 3 primeiras chaves (a mestra e as 2 comuns) estarão adaptadas ao sistema do veículo.
  • No Pats I, as chaves podem ser apagadas da memória da UCE via scanner (não é necessário o conhecimento de senhas);
  • O sistema Pats I é considerado virgem quando a UCE é nova ou as chaves foram apagadas de sua memória (via scanner);
  • Quando o sistema é virgem, a UCE irá considerar como chave mestra a primeira chave que for lida através da antena (independente da sua cor);
  • Com um scanner é possível visualizar quantas chaves estão gravadas na memória da UCE.

40 comentários:

  1. Boa Tarde, tenho um fiat palio 2004 e ele está apresentendo problema nesse CODE. Viro a chave e esse "code" a parece no painel e não desliga com isso, o carro não liga, mas não é sempre que isso acontece pois viro a chave e esse "code" logo desliga podendo assim dar partida no carro.
    Por favor me ajude pq ja fiquei na mão varias vezes e aparecem diversos vigaristas falando diversas coisas.

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    1. Boa noite, tenho um escort zetec e tava com esse problema, depois de testar todos os equipamentos descobri que o que estava gerando esse problema era o carregador de celular ligado no esqueiro, ele gera um frequencia que interfere na codificação da chave e a mesma funcionava quando queria.

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    2. Conseguiu resolver Romario? Tenho um que está com o mesmo problema, estou pensando em trocar a antena ou o imobilizador.

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    3. Tem que fazer uma leitura com scanner para ver qual é a falha, mas se tiver outra chave reserva tente usa-la no lugar da que está usando agora e veja se para o problema.

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    4. caso alguem queira comprar tenho o kit ignicao antena chave e modulo escort zetec baixado no detran ano 2000 por 400.00 zap985462189

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  2. Ei tou com um ford ka 2011 ele tá com a luz do codigo piscando e a da injeção nao cende assim o carro nao pega o deve ser

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  3. Tenho um Ford ka 2011, também estou com o mesmo problema relatado acima.... fui orientada a procurar um chaveiro para fazer a troca do receptor imobilizador.... será isso... autorizada que informou... vou fazer, vamos ver se dá certo.

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  4. tenho um ford focus 1.6 gas 2005 a luz do code nao pisca mais so fica acesa,quando dou partida tenho que esperar ela apagar para o carro funcionar. alguem ja viu isso ?

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  5. tenho um ford focus 1.6 gas 2005 a luz do code nao pisca mais so fica acesa,quando dou partida tenho que esperar ela apagar para o carro funcionar. alguem ja viu isso ?

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    1. feito todos os teste de continuidade e ligaçoes dos terras chegamos a conclusao que poderia ser modulo,trocamos e tudo voltou ao normal,o modulo apresentou um defeito no imobilizador que e interno.

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  6. Bom dia tenho um meriva 2008 e Ele Fica Aparecendo no painel um carro com a chave no meio oque eu faço muitos tão falando que é a chave é ele não Tá ligando poderia mim da uma dica?

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  7. Bom dia tenho um meriva 2008 e Ele Fica Aparecendo no painel um carro com a chave no meio oque eu faço muitos tão falando que é a chave é ele não Tá ligando poderia mim da uma dica?

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  8. Ola estou com um prado aqui na africa e ascendeu esse sinal do imobilizador só que tenho uma única chave e como é um erro usado não tenho so códigos, a luz ta acessa mais o motor funciona normalmente. qual seria o procedimento.

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  9. Tenho uma astra,e minha situação é que no gás ele funciona, porém se eu o ligar na gasolina, quando acelera ele corta o combustível e morre. Alguém sabe me informar oque pode ser?

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  10. Oi estou com um problema no meu palio ao virar a chave a luz code não apaga e não liga o carro mais as vezes ela funciona normal, o que pode ser?

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    1. Boa noite, tenho um escort zetec e tava com esse problema, depois de testar todos os equipamentos descobri que o que estava gerando esse problema era o carregador de celular ligado no esqueiro, ele gera um frequencia que interfere na codificação da chave e a mesma funcionava quando queria.

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  11. Oi estou com um problema no meu palio ao virar a chave a luz code não apaga e não liga o carro mais as vezes ela funciona normal, o que pode ser?

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  12. Cara tenho um Punto BlackMotion 2014 quando foi feito a chaves reserva o carro nao quis pega o cara colocou para pegar so que a luz do code fica acesa mas o carro funciona. o pessoa da propria concessionaria nao conseguiram resolver, passaram o leitor de erros e nao foi encontrado nada de errado. Alguem sabe o q pode ser??

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  13. Cara tenho um Punto BlackMotion 2014 quando foi feito a chaves reserva o carro nao quis pega o cara colocou para pegar so que a luz do code fica acesa mas o carro funciona. o pessoa da propria concessionaria nao conseguiram resolver, passaram o leitor de erros e nao foi encontrado nada de errado. Alguem sabe o q pode ser??

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  14. tenho um ford ka 2000 ,ainda tenho duvidas sobre ele ,ele possui chave com transponder?

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  15. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  16. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  17. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  18. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  19. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  20. Meu ford ka 2010/2011 parou,a chave virava mas não segurava.Está uma semana na oficina e agora o cara diz que ele liga mas as luzes não acendem.Disse que talvez tenha que trocar o painel.Vc tem como me orientar?

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  21. boa noite. tenho uma montana 1.4 econoflex 2013. repentinamente a luz do imobilizador acendeu. ligo a chave normalmente a luz do imobilizador se apagar dou a partida e um segundo depois a luz acende e fica acesa. levei para fazer o scaner mais o aparelho nao consegue identificar os dados do carro...

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  22. Bom dia,
    Alguém poderia me ajudar?
    Instalei um rastreador via GPS no focus 2013 ele funcionou corretamente buscando localização porem quando o aparelho mandou o carro corta combustível cortou e não pega mais funciona mais o carro, com a mensagem imobilizador com avaria.
    Estou no interior do Pará sem muito recurso poderiam me dar uma direção de que fazer

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  23. *Eu quis dizer não funciona mais o carro a partir desse dia.

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  24. Prezado Ricardo,
    Valeu muito a sua dica dos 35 minutos. Só quero acrescentar um detalhe, que talvez possa ajudar a alguém. Eu fiz duas vezes o procedimento. Da primeira vez, não deu certo. Então, eu desconectei a bateria, para o "computador" interno perder todas as informações e deixei passar alguns minutos com a bateria desconectada. Depois, religuei a bateria e repeti o procedimento dos 35 minutos. Deu certo. O carro é um Gol ano 2005. Agradeço muito a sua ajuda, que me tirou do prego.

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  25. BOA TARDE.
    EU TENHO UM FIESTA SEDAN 2005 E A LUZ DO CARRO COM O CADEADO FICA PISCANDO COM A CHAVE DESLIGADA.QUANDO EU LIGO AS VEZES ELA APAGA E OUTRAS NÃO E O CARRO NÃO DAR PARTIDA.ALGUEM SABE COMO SOLUCIONAR ISSO ?

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  26. Gostei da matéria, muito didática!

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  27. Tenho um fiesta sedan 1.6 2008/09, o mesmo deu defeito no sistema imobilizador e ainda não achei um profissional que entenda do assunto.

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  28. voçe eh o melhor! de uma olhada no meu canal no yt
    'sobrevivencia aplicada'

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  29. Tenho um marea sx 2.0 20v 99 desliguei e não pegou mais diz testes de sensor de fase, em é detonação todos dão pulso mas mesmo assim não tem sentelha nas bobinas de ignição, não pega de jeito nenhum e a luz espia do code não acende o problema pode estar na central do imobilizado?
    Se puder me ajudar obrigado .Adao santos

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  30. TENHO UM PALIO ADVENTURE 1.8 05 ELE FICA COM A LUZ DO CODE ACESSA DIRETO E NÃO ACENDE A LUZ DA INJEÇÃO, O CARRO VIRA O MOTOR MAS NÃO PEGA POR FAVOR ME AJUDEM OBS: JÁ VI FUSÍVEL RELE TUDO OK

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  31. O meu vectra 98 , as vezes está tudo normal , mas há algumas situações que não acende a luz da injeção, e sendo assim o carro não funciona , então tenho que aguardar um tempo pra luz da injeção acender e aí o carro funciona , o que pode ser ?

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  32. Tenho um fox 2004/2005 E tá dando problema na central se eu compra o kit de imobilizados central de comando antena e a chave sendo que não é o mesmo código que o meu carro se eu fizer isso vai funcionar o carro

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