segunda-feira, 3 de junho de 2013

Freios A.B.S. (Anti-lock Break System)

Ao contrário do que pensam alguns, o menor espaço de freada é obtido com os pneus girando no limite da aderência, e não com as rodas travadas. Daí a necessidade de se modular (dosar) a aplicação dos freios. Isso pode ser conseguido pelo motorista em piso seco e plano, mas se torna difícil para muitos em uma freada de emergência, sobre piso molhado, escorregadio ou mesmo em curva. É aí que entra o ABS.
Como funciona:
O sistema é composto por sensores eletrônicos de rotação instalados junto às rodas, um microprocessador central e um modulador hidráulico (conjunto de válvulas eletromagnéticas). Quando os sensores detectam um travamento de roda, enviam um sinal para a central, que passa ao modulador as instruções para aumentar ou reduzir a pressão do fluido sobre cada cilindro de roda. O ABS pode chegar a "soltar" totalmente os freios de uma roda e manter a pressão sobre as demais, se necessário for - tudo em fração de segundo.
As principais características do sistema de freio ABS são:

1. Melhora a eficiência dos freios, reduz a distancia de parada.

2. Mantém a dirigibilidade durante a frenagem, pois evita a ocorrência de travamento das rodas, assim não deixa ocorrer deslizamento e derrapagem ao se realizar uma frenagem de emergência.

3. Mesmo nas situações nas quais ocorram diferenças nos coeficientes de atrito nas rodas
A unidade eletrônica (UCE) do freio ABS é um processador que recebe informações dos sensores de velocidade das rodas do veículo e compara com o programa previamente gravado em sua memória. A UCE também comanda a unidade hidráulica, a lâmpada de anomalia e a bomba de recirculação do fluido de freio. Em casos de falhas, a unidade eletrônica suspende a atuação do sistema eletrônico de controle do freio, acendendo a lâmpada de anomalia no painel do veículo, tornando o freio igual ao de um veículo sem ABS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário