sábado, 26 de janeiro de 2013

Inspeção Veicular, quando trocar o Catalisador.

Para quem não me conhece gostaria de me apresentar rapidamente, meu nome é Ricardo Melazzo trabalho com oficina mecânica há mais ou menos 25 anos, me especializei em alimentação de motores ou seja carburadores e injeção eletrônica, embora seja a área da mecânica que mais gosto não é a única que domino, ultimamente tenho trabalhado muito com inspeção veicular, bom pra mim pois é onde me "Sinto em casa".

Vamos ao que interessa, tenho deparado em minha oficina com vários casos de veículos ano de fabricação 2003 em diante, reprovados com índices de CO ou HC ligeiramente acima do permitido, por isso estou passando a vocês conhecimento na pratica do que pode estar acontecendo com seu veiculo.


Pra começar vou explicar resumidamente qual são os limites de emissão de gases permitidos pelo ano de fabricação do seu veiculo que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina as montadoras quando o veículo é fabricado.


A CONTROLAR segue esses mesmos índices da Época da fabricação do veiculo.


Para o ano de 2003 até 2005 é basicamente:

CO - 0,50%
HC - 200 ppm (partes por milhão)

De 2006 em diante:

CO - 0,30%
HC - 100 ppm

A partir de 1993 foram introduzidos nos veículos os catalisadores, mas para inspeção veicular vamos tratar neste momento somente de veículos fabricados a partir de 2003 por causa dos índices serem mais restritos.


É normal o motor de um carro emitir um certo índice de poluentes mesmo estando regulado e sem defeitos, nos carros em questão (2003 em diante) se o CATALISADOR estiver ausente, danificado ou sem ação, esse carro NÃO passa na Inspeção, ao contrario de um carro fabricado abaixo de 2002 onde os índices são: CO 1,00% e HC 700 ppm que passa até sem o catalisador se não tiver nenhum outro problema e estiver regulado.


Explico: 

Nas milhares de analises de gases que já fiz, percebi que a emissão normal de CO de um motor sem defeitos e que trabalha SEM O CATALISADOR  fica pouco abaixo de 1,00% e com o CATALISADOR "CANSADO" pouco acima de 0,50%, essa diferença minima entre o limite e o valor emitido é eliminada pelo Catalisador em bom estado e aquecido corretamente.
Muitos clientes trocam inutilmente essa peça após reprovarem com índices altíssimos de emissões achando que resolveria o problema, em casos assim primeiro fazer uma revisão.


Um pouco mais de informação sobre o CATALISADOR:

1- Porque que é que os automóveis devem estar equipados com catalisador? 
R: Um motor perfeito libertaria apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O). Mas, na realidade, o motor não tem tempo para queimar todo o combustível que é injetado para os cilindros, produzindo, por isso, os seguintes gases tóxicos: monóxido de carbono (CO), monóxido de azoto (NOx) e partículas de hidrocarbonetos (HC). O catalisador converte os gases tóxicos acima referidos em azoto molecular (N2), vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2). As percentagens de redução dos gases tóxicos, garantidas pelo catalisador, podem atingir cerca de 90%. 

2- Como funciona um catalisador? 
R: A panela do catalisador funciona como um acumulador de calor, que atinge uma temperatura de 400º C pouco depois de o motor ter sido posto em funcionamento. É quando o catalisador atinge esta temperatura que entra em ação o revestimento de platina e rádio, reagindo sobre os gases tóxicos e transformando-os noutros menos prejudiciais. O catalisador diz-se de três vias quando garante três reações: duas oxidações (CO e NOx) e uma redução (HC). 


Quanto mais quente estiver o Catalisador melhor é sua ação


Resumo:

Mas atenção, se seu carro estiver com menos de 50.000KM rodados e estiver em bom estado, não troque o Catalisador original, siga as instruções abaixo:

Mantenha o Catalisador aquecido !


Como ?  

Respondo:
Fique acelerando o motor constante em torno de 2.000 RPM quando estiver na fila da controlar e só saia do carro momentos antes da medição.

Veículos fabricados acima de 2003 e reprovados com índices de CO acima de 2% ou HC acima de 400 ppm não adianta trocar o Catalisador pois deve ter algum outro defeito.


Espero ter ajudado vocês e até a próxima.